Por causa dos relatos que ouvi no Proclamai, resolvi comprar uns mapas pra localizar direitinho os países onde os missionários estão atuando. Na verdade, eu gosto de mapas, e aqui em casa não tinha nenhum. Fui até a livraria, peguei um Mapa Mundi, um do Brasil e outro do Amazonas (temos um casal de amigos morando em São Gabriel e eu nem sabia direito onde ficava). Só deixei a Planta de Manaus porque na hora não consegui imaginar uma utilidade. Passando pela mesa dos lançamentos, dei de cara com um livro sobre o conflito entre Israelenses e Palestinos. Exatamente o que eu queria pra conhecer mais a fundo essa história.
Muito bom. O livro, escrito pelo jornalista brasileiro de origem judaica Ariel Finguerman, chama-se Retratos de uma Guerra: Histórias do conflito entre israelenses e palestinos, e reúne matérias publicadas em grandes jornais durante o período em que ele esteve fazendo a cobertura do conflito de 2000 a 2004. O texto é escrito numa linguagem muito clara e objetiva, o que torna a leitura muito rápida e agradável. Tentando manter-se afastado de qualquer manifestação política-ideológica, o autor nos apresenta a personagens reais de ambos os lados do conflito: líderes religiosos e políticos, militares, voluntários, para-médicos, missionários, mulheres, crianças, cidadãos comuns. Vozes que permitem ao leitor conhecer a experiência cotidiana de cada um, alcançando um vislumbre da complexidade e das sutilezas presentes nesta guerra que tem marcado a história destes povos.
Se você tem curiosidade sobre o tema, eu recomendo.
FINGUERMAN, Ariel. Retratos de uma guerra: histórias do conflito entre israelenses e palestinos. São Paulo: Globo, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário