Proclamai Regional Norte
Manaus, 20 a 23/04/2005
O Congresso Proclamai Região Norte Promovido pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira Norte foi realizado de 20 a 23 de abril, em Manaus, na Igreja Tabernáculo Batista. Foram momentos de muito aprendizado. Ouvimos vários relatos de missionários acerca da experiência que têm vivido trabalhando em outros países, falando da Salvação através de Jesus Cristo e ensinando a Bíblia.
Não vale a pena perder tempo contando tudo o que aconteceu, você não vai conseguir imaginar o quanto foi bom. Mas quero expor as minhas conclusões a respeito.
Primeiro é importante dizer que o Congresso Proclamai é uma estratégia de sucesso, que cumpre com um importante papel de aproximar da JMM (Junta de Missões Mundiais) das Igrejas, permitindo-nos conhecer melhor a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Junta de Missões Mundiais da CBB. Isso é particularmente relevante para nós da Região Norte, distantes geograficamente dos grandes centros, acostumados ao isolacionismo.
Estar perto desses missionários durantes esses dias e ouvir o que eles têm feito entre aqueles povos, faz crescer em nossos corações a vontade de participarmos com eles, sustentando a obra missionária no exterior, com dinheiro e com orações.
Seus relatos nos fazem reconhecer bênçãos não percebidas, como a da liberdade para adquirir, ler, estudar e compartilhar a Bíblia e a liberdade para reunidos, cultuarmos ao Deus Eterno.
Guerra, perseguição, fome, isolamento, os missionários fazem o que fazem por amor a Deus. E nós? O quanto amamos? Como demonstramos esse amor?
Do ponto de vista cultural também foi muito interessante. Fomos lembrados de que o mundo não é o ocidente capitalista, como nossa TV nos leva a crer. São muitas culturas, muitas línguas, muitas nações, diferentes de nós. Lançar um olhar sobre a história e a cultura de outros povos no norte da África, no Oriente Médio e no deserto do Chile foi uma experiência bastante enriquecedora.
Em todos os momentos fomos levados a refletir sobre o tempo e a qualidade das atividades que tomam o nosso tempo, tomando como parâmetro o grau de repercussão que elas têm na vida de outras pessoas.
Os momentos de louvor, dirigidos pelo Pr. Marcílio (PIB de Curitiba), nos proporcionaram uma adoração espontânea, alegre e vibrante. Destaque-se a brasilidade dos ritmos e das melodias tão difícil de se ouvir numa cultura cristã ainda muito marcada pelo estilo americano conservador dos fundadores da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário