segunda-feira, maio 09, 2005

A corrida maluca

É impressionante como a vida se torna mais corrida à medida que os anos passam. Você vai ficando enredado pelos compromissos e responsabilidades, e não consegue encontrar tempo para rever os amigos. É muito frustrante. Você planeja, mas os dias passam numa sucessão de coisas a fazer e você não conegue tempo para sentar e conversar com amigos queridos que você não vê há meses. Claro que você precisa eleger suas prioridades, a vida é feita de escolhas, e você vai ter que optar.

Você precisa trabalhar, ler, estudar, fazer cursos, cuidar dos filhos, do marido, fazer compras, pagar contas, cuidar da casa, ir à igreja, trabalhar na Igreja, fazer atividade física, cuidar do carro, atender sua mãe, sua avó, etc, etc, etc. Enfim, você tem que batalhar, se quiser se firmar e garantir uma vida relativamente segura. Você entra numa corrida maluca.

Parece que o universo conspira contra você, uma vez que manter amizades é uma de suas necessidades. Amar a Deus e ao próximo são necessidades, que exigem tempo. Tempo para relacionar-se com Deus e tempo para relacionar-se com os amigos.

Sofre quem não é daqueles que acreditam que ninguém é amigo de ninguém. Sofre quem não acredita em auto-suficiência. Na verdade, os relacionamentos saudáveis são muito importantes para a nossa saúde mental e espiritual.

"Deus nos criou para que ansiássemos por amor, porque o amor é o nosso combustível. E Deus usa pessoas para nos confortar (II Cor 1.4). Se não tivermos relacionamentos construtivos para nos sustentar constantemente, poderemos acabar com problemas espirituais e emocionais.(...) às vezes não percebemos que o problema é a falta de relacionamentos construtivos. (Cloud, 2003, p.100)

Compartilhar faz bem à alma. Não permita-se estar isolado. Cuide de seus relacionamentos, lute para manter vivas suas amizades.


CLOUD, Henry e TOWNSEND, John. Relacionamentos Saudáveis. Trad: Denise Avalone, São Paulo: Editora Vida, 2003.

Nenhum comentário: