terça-feira, março 06, 2007

Gato escaldado...

Política na igreja? Tô fora.

Não me refiro à política partidária que as lideranças de algumas denominações optaram por praticar com o propósito de alcançar poder político para desenvolver seus próprios projetos pessoais em nome de Deus. Isso de cara é o cúmulo, é reprovável!

Estou me referindo à maneira como acontecem as relações de poder dentro das comunidades eclesiásticas. Sou consciente de que toda ação humana é política, tem origem numa determinada visão de mundo, não há como fugir disso. Mas, se tem uma coisa que acho inócua é a disputa por posições de destaque dentro da Igreja. Agir para parecer bom, parecer certo, parecer justo. Isso pra mim tem nome: religiosidade. Há muitos que se contentam com isso. Quer saber? cansei! Pelo menos por agora, afinal todos estamos vivendo, estamos sendo. Quem sabe outro dia enxergo a coisa toda de uma outra forma... Ou a coisa muda.

Acredito que cada ser humano que possui um relacionamento com Deus tem o prazer-dever de realizar boas obras (de fazer coisas boas nesse mundo tão caótico, inspirado pelo exemplo de Cristo). Essa atitude deve ser inerente a todo salvo, e as Igrejas, por natureza, deveriam ser o espaço propício a isso, não fosse a série de requisitos, exigências, cuidados, esquisitices... que surgem, obviamente não da Palavra, mas da cultura de cada instituição.

Então, o melhor a fazer é buscar realizar a vontade de Deus na família, no trabalho, nos relacionamentos de amizade. É só colocar o pé na rua e vamos dar de cara com gente pra abençoar, pra consolar, pra ajudar, pra ouvir, pra orientar... Não vai faltar "seara" pra ninguém. E a nossa felicidade, que é servir a esse Deus poderoso e misericordioso, continua garantida.

Que Deus na sua infinita bondade, nos permita ser úteis aos seus propósitos durante o pouco tempo que durarem nossas vidas onde quer que estejamos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A sua sabedoria é como um colar de pérolas em seu pescoço. A percepção clara da realidade, e a capacidade de expressá-la, são mais valiosas que o ouro. Concordo com você, em cada palavra de suas observações.
Te amo.
Carlos Chase.