sábado, abril 18, 2009

Antes e depois

A dinâmica da vida nos põe em situação de constante aprendizado. Mas, depois que você tem um filho esse aprendizado assume um ritmo completamente diferente, muito mais intenso. É outra história. Tenho a impressão de que agora é que começou pra valer. Antes,... ah, antes!... (risos).

quinta-feira, abril 16, 2009

Uma mãe precisa saber pedir e aceitar ajuda. Não interessa quanto cansaço você é capaz de suportar, não vale à pena "se acabar". Pense que é importante estar saudável e bem para cuidar e alimentar o "filhote". É por ele que você precisa saber aceitar ajuda.
Também não dá pra ser perfeccionista, ou você pira! Porque você não tem "mais" como estar no controle de tudo e as coisas nem sempre vão sair como você deseja, mas ainda assim é preciso ser grata a Deus e aos que estão por perto ajudando. Também não cobre perfeição de você mesma. Lembre-se de que você é nova nesse ofício. E não existem mães perfeitas. Peça sabedoria a Deus e haja com bom senso. Faça o seu melhor.
Quando você se torna mãe, a vida te surpreende com uma enxurrada de novas experiências. E com o desconhecido, vem a ansiedade e a insegurança. A ansiedade é uma droga. Você quer tudo pra ontem: que a filha mame, que engorde, que cresça, que cresça mais, que supere um problema de saúde, que aprenda a engatinhar, que fale, que ande, que se converta... Caaaalma! Um dia de cada vez. Paciência, paciência, paciência. Exercite o auto-controle.
Além disso tudo, tem a culpa. Uma hora ou outra ela aparece, com jeito de quem veio pra ficar. Livre-se dela o quanto antes.
A vida é curta e passa rápido. E isso fica muito mais claro quando se vive contando as horas entre as mamadas, as trocas, as sonecas. Então, mantenha a mente aberta e livre pra curtir o "filhote". Faça o seu melhor, e entregue tudo nas mãos de Deus.