quarta-feira, junho 22, 2005
Precisamos rejuvenescer
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo,
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer.
...
...
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
Trechos de VELHA ROUPA COLORIDA de Belchior, sucesso nos anos 70.
terça-feira, junho 07, 2005
A Graça Inclusiva
Lendo os Evangelhos observamos que Jesus é uma figura fantástica! Ele tinha espírito humilde e simples, sim, mas também se expressava de maneira crítica e oferecia liberdade. Não estava nem aí para os ricos, os soberbos, os religiosos hipócritas, os arrogantes,... não estava nem aí para os poderosos. Foi amigo dos pobres, dos fracos, dos oprimidos, dos pecadores, dos imperfeitos, ao mesmo tempo em que viveu e pregou um padrão ético que ninguém pode atingir. Nos transmitiu o elevado ideal de Deus, muito, muito superior a nossa triste realidade, a realidade da imperfeição.
Muitos de nós já experimentamos uma grande frustração por tentar deseperadamente seguir esses ideais. Mas não precisamos nos sentir indignos porque não podemos alcançar a perfeição. Jesus nos desafia a avançar na direção desses ideais, mas não nos julga, nem nos condena por não alcançá-los, em vez disso Ele nos oferece graça. Jesus perdoa ladrões, adúlteros, mentirosos, oferecendo sua graça a todos os que se reconhecem necessitados, os que não conseguem realizar nada por si mesmos.
A caminhada rumo aos padrões de Deus não signigfica o reinado do legalismo. Jesus não afasta os imperfeitos.
"Jesus transferiu a ênfase da santidade de Deus (excludente) para a misericórdia de Deus (inclusiva)." (Yancey, 2000, p.167).
Sejamos todos confortados pela realidade da graça, e sejamos inspirados pelos Evangelhos a agir como Jesus conosco mesmos e com os outros.